domingo, 2 de dezembro de 2012

3 Inspiração: Make festas (o que gostamos, o que odiamos)


O ano voa e o finzinho dele é sempre aquela rotina: Festas!
Formatura da amiga ou sobrinho, casamentos, natal, ano novo... Confraternizações, enfim! Seja qual for o evento, um make mais elaborado cai bem obrigada.
Mas temos nossas preferências e respeitamos o gosto alheio.
Escolhi alguns makes que acho bonitos e outros nem tanto, só para vocês me conhecerem um pouquinho mais. Fique a vontade para compartilhar suas preferências. E boas festas!
Começarei pelo estilo que não aprovo. Não curto e acho que não favorece muita gente. (Coisa minha ok, de zona de conforto, logo, não se sinta ofendida se você gosta).
Existem correções nesta imagem, photoshópicas mesmo, mas ignorando esta parte reparem que a antiga maquiagem de salão ainda existe. Contorno marcado, luz no centro dos lábios, efeito borboleta nos olhos (3 cores e dale base branca).

Quando a pessoa maquiada é linda de viver dá a impressão que o make a favoreceu. Mas é o contrário: a beleza natural da pessoa carregou o piano nas costas do make artificial em exagero. Base branca? Maquiagem é camuflagem, mas a base branca já pula pra categoria artística, make de circo mesmo, teatral. No lugar desta base branca você pode usar uma base bege tranquilamente que cairá como luva. Pode até se jogar no esfumado trifásico numa boa. Sugestões: Paint Pot Painterly M.A.C ou Soft Ocre também M.A.C, um lápis bege bem cremoso espalhado, até um bom corretivo que fixe bem pode ajudar.
Mania que as pessoas tem de acharem que dia de festa é dia do prata ou azul bem claro metalizado. Mais uma vez eu bato na tecla: nas revistas ou naquela amiga linda pode ter ficado bonito porque A PESSOA já era linda mesmo. Uma garota de 14 ou 17 anos usa o que quer e tudo fica “cute”, fofinho, gatinha... Mas não cai bem para TODAS. Eu, por exemplo, já usei sombra azul clara metalizada e fiquei com a cara inchada, horrível. Mas na época não via isso. Exagerava no delineador preto e acreditava estar ok. Hoje, quando uso tons de sombras que me favorecem ME gosto no espelho. Destaca até o que nem sabia que existia em mim.
Sombra prata pior ainda. Dá uma ideia de “homem de lata” de Oz, não parece realçar a beleza e sim “brincadeira de fantasia de carnaval”. Se for esta a ideia ok, mas ser madrinha de um casamento com sombra prata é não sair do salão dos anos 90.

Sugestão: Comece sua pesquisa reparando no make do Tapete Vermelho.

 Nem todas acertam, mas as mais glamorosas são as mais discretas. O menos que é mais. Aquele batom divino que todas querem saber qual é. Olhos valorizados sem borboletas prateadas com violeta. Olha a Angelina. Segredo das celebridades? Pele impecável. Um make assim leva tempo. O acabamento é quase perfeito, pois mesmo parecendo ter pouco produto ali, acreditem, a produção foi minuciosa. Mas tudo equilibrado com bom senso. Make festa deveria ser assim. Tá vendo base branca nos olhos da senhora Brad Pitt? Se ela usar base branca o Brad sai correndo, aposto.

Mesmo no Tapete Vermelho, nem todas acertam. Encontramos algumas peles rebocadas, estoque de corretivo, boca torta e olhos bizarros. Mas prevalecem as estilosas. E claro, existe uma "linguagem" por trás, uma assinatura artística do maquiador versus estilo do cantor ou ator... Respeite seu estilo, mas mesmo assim existe bom senso.

Suave, tons neutros, sem erro. É o famoso make de linda, pra embelezar e não colorir para avisar ao mundo que “oi, estou maquiada”. Cílios volumosos, pele radiante, pontos chaves para dias de festas.
E quem falou que não se podem usar cores nos olhos? Com certeza que sim. Mas não precisa usar três. Fazer degrade de 4 tons de rosa. Argh! Você pode dar um “toque de cor”. Sem parecer criança que assaltou a palete da mãe.

O cabelo é muito importante em dia de festa. Ele complementa o make, amoldura seu rosto, deixa tudo impecável. Prefiro até me maquiar depois de o cabelo estar pronto.

Idade, etnia, estatura, peso... Nada prejudica a pessoa no dia da festa. O que pode azangar um dia tão alegre é um make errado. Melhor seria uma pele bonita, rímel e um batom do que ir num salão, pagar uma facada e sair horrorosa. Tons neutros são curingas. Nem precisa ser expert para usá-los.

Festa é dia de brilho. Mas nem por isso precisa usar todo o iluminador em um dia só. Excesso de GLOW pode ser confundido com carão oleoso seboso das 18:00 pós expediente. Cuidado. Repare que na foto a atriz ganhou até ruguinhas de tanto iluminador dourado no cantinho no alto das bochechas. Tirando isso, o batom lindíssimo ganhou o foco do make. Pergunto novamente: Tem base branca nos olhos por aí? 

Olhos esfumados, escurecendo bem a raiz e diminuindo a força até encontrar a pele... O bom e velho marrom + lápis preto valorizam de forma curinga. Iluminador branco? Nada disso. Keira está linda com iluminador no lacrimal de tonalidade bege, vanilla, levemente dourado... Um glam só!

Se você “carca” sombra prata e branca nesta atriz o que sobra? A boca linda que ela tem, lindos olhos verdes vão pro saco! Já um dourado esfumado na raiz dos cílios inferiores deixou o restante do look brilhar também, como pele linda, brincos e boca com gloss.

Existe um prata que salva? Talvez o prata chumbo, mais escuro e com uma base mais escura como nesta imagem. Tem sombra branca ai? Não. Abaixo de suas sobrancelhas reina a cor da pele, pois os olhos já estão dramáticos o suficiente. Nos lábios uma cor de boca mais quente, mais bronze. Linda e não está tão neutra para as mais ousadas não bocejarem.
Liberdade todas tem. Sejamos felizes com prata, dourado, marrons ou violetas. Não existem regras. Mas existe bom senso. Seguem dicas para quem não anda contente com o resultado no espelho. Em minha cidade existem maquiadoras que se jogam com força na base branca, tons fortes e as maquiadas me ligam chorando para consertar. Isto é, “quando” dá tempo... Tive amigas que confessaram não querer nem olhar no álbum de formatura de desgosto do make. Detalhe: a “tale” da sombra prata e branca estavam lá, registradas historicamente.
by: Suzue
Imagens: Reprodução

3 comentários:

  1. Oii Suzue,
    sombra prata também não gosto
    Na verdade não gosto de nada exagerado rs
    Qto a base da Oceane, eu usei no domingo antes do esmalte e ainda estou com ele, ainda não tenho uma opinião rs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dea! Obrigada por responder por aqui..rsrs Fiquei numa dúvida cruel exatamente porque estou testando os produtos e não cheguei a conclusão alguma ainda. bjooo

      Excluir
  2. Também concordo que existe bom senso Su. Não gosto de sombra branca e prata, e, particularmente, menos é sempre mais para mim. Claro que tem maquiagem com toque de cor que fica linda, mas tem que ter cautela! Temos acesso hoje em dia à tanta informação, dica, tutorial, que fica mais fácil saber quais "erros" devemos evitar, né? Um viva para isso \o/

    Bjão =*

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!