domingo, 25 de dezembro de 2011

7 Balanço de 2011: favoritos e desapegos

Mais um ano vai... Outro ano vem... Rolou tanta coisa e TUDO BEM!
2011 foi meu ano mais corrido de todos os tempos de muito trabalho, compromissos, 3 empregos (!) e imprevistos!
Mas quem nunca?
Creio que "ser" humano é isso, lidar com as lutas e imprevistos, sempre!
O bacana deste ano é que, mesmo sem tempo de postar como gostaria, de visitar blogs queridos como gostaria pude aprender mais sobre produtos do que todos os anos anteriores!
Dicas valiosas de amigas, experimentos de sucesso, desapegos racionais ( investir mais em qualidade do que quantidade...) entre tantas outras coisas bacanas que rolaram!

O que mais curti do ano:              

  • Amizades valiosas na blogosfera;
  • A oportunidade de voltar a ministrar cursos de auto-maquiagem (o que antes era brincadeira de clube da Luluzinha tornou-se atividade profissional);
  • Voltar a usar mais produtos importados de qualidade (ainda curto os bons nacionais, mas é tempo de selecionar melhor a qualidade e utilidade pessoal dos produtos)
  • Conhecimentos e não apenas informações: Navegar pela internet é correr olhos em milhares de informações. Conhecimento é diferente. Conhecimento é resultado de muita pesquisa, ação e transformação com ruminar de textos, partir para a prática sistematizada e sintetizar tudo com reflexão e criticidade. O produto desse longo processo é o precioso e raro "conhecimento". 
  • Mudanças de hábito: calmaria benéfica na experimentação de produtos. Dei um tempo na afobação de querer ter todos os lançamentos. Foi um ano mais criterioso e ponderado. O resultado não poderia ser melhor: Parei de acumular porcarias, organizei melhor meus produtos de beleza e minha atual coleção tem sido realmente ÚTIL!
Resumindo meninas, postar os "favoritos" é como postar quase tudo o que tenho, pois estou tentando manter produtos que são meus favoritos de fato, caso contrário não fico com eles.

O meu desapego funciona assim: 

Primeiro eu separo o que vejo que não estou usando. Verifico a validade. Consulto primas e amigas próximas. Quem aceita o mimo, eu repasso. Isto aconteceu muito em 2011.
Lição aprendida! Agora não vou mais ficar acumulando BBBs. Não que eu não recomende o investimento em alguns produtos BBBs. Mas no meu caso, que já tenho tudo o que preciso para compor um make bonito, no meu estilo, não convém.
Produtos que recebo de parcerias são sempre bem-vindos e se vejo que não darei continuidade no uso, repasso.
Esmaltes foi também mais um "ciclo" que encerrou-se. Não quero mais colecionar. Eles estragam, perdem a textura original, eu definitivamente não consigo usar nem duas cores por semana. Logo, ficarei com uma quantidade X de uso e gosto. Continuarei compartilhando com amigas esmaltes de parcerias do blog. Fico feliz, faço gente feliz! Ahahaha...
Mas que fique claro que não estou aqui "pagando de hipócrita" e nem demagoga Ok. Eu curto maquiagem há anos, desde a infância e o "start" mesmo foi a partir dos meus 17 anos mais ou menos, logo, continuarei investindo em produtos que considero bacanas. Colecionando ou não. Só não quero acumular por acumular, se vejo que não uso, repasso.

Marcas nacionais

Um produto aqui... Outro ali... É muito legal experimentar. Mas os bons nacionais são caros pra chuchu, logo, vou cada vez mais com calma... 
As marcas que mais me agradaram em 2011 foram: 
  • Valmari Dermocosméticos (Help Skin, hidratante com FPS, serum Frutal, hidratante firmador corporal, óleo bifásico, serum em cápsulas nutritivas, máscaras hidratantes)
  • Contém 1g (sombras em pó, batom, líquido higienizador de pincéis, blush creme a pó, primer)
  • Avon (quad 24k, reparador de pontas/cabelos, creme para as mãos, primer facial)
  • Natura (hidratantes corporais, creme para as mãos e pés)
  • Boticário (blush líquido Intense, batons Intense,quad de sombras Bronze, perfume Lily Essence e óleo da linha, lápis preto kajal, gloss e uno sombras Intense)
  • L'ácqua Di Fiori (gloss com glitter, colônias, hidratantes, sabonetes, batons nudes)
  • Duda Molinos (batons, sombras, iluminador facial, pó compacto,lápis de boca e olhos)
  • Vult (lápis de sobrancelha, lápis preto de olhos, gloss nude, lápis coloridos de olhos, batons linha matte, rímel incolor, sombra em pó pure shine taupe)
  • Koloss (primer de glitter, batom cor de boca, lápis universal de sobrancelhas)
  • Marcelo beauty (pó facial iluminador, sombra castanha/taupe, lápis de boca coral, sombra em pó vanilla Metal Look, pó facial natural, esponjão)
  • Catharine Hill (pigmentos, lápis preto de olhos, paleta de batons, paletinha de sombras CD, corretores coloridos)
  • Esmaltes que mais usei e curti: Colorama, Risque e 5Cinco.
  • Tracta: Batons do kit Chicletes.
  • Yes! Cosmetics: Sem dúvida a marca que mais usei e gostei das nacionais e dei continuidade em 2011: pó compacto translúcido, corretivo, blushes, batons, gloss, lápis de olho duocromático, sombras, glitter, hidratante H2O.
  • Akakia: Marca incorporada à Água de Cheiro, perdeu muitos produtos, poucos foram continuados. Curti muito: pincéis, trio de sombras neutras, hidratantes, desodorante corporal líquido, gloss.
  • Nivea: protetor solar, hidratante facial e corporal e balms.
  • Océane Femme: Melhor delineador caneta do ano! Ganhei da parceria, mas investirei futuramente com certeza.
  • Lumi Cosméticos: melhor fortalecedor de unhas em forma de base.
  • Granado: cera nutritiva unhas e cutículas.
  • Marchetti: pigmento chumbo e pó compacto.
  • Toque de Natureza: lápis preto de olhos longa duração. Não que ele dure muito, mas eu gostei muito para usar de base nos cílios inferiores e esfumar uma sombra por cima. É bem ceroso e macio.
  • Marco Bony: apontador, acessórios, pincel de esfumar sombra para aplicar corretivo.
  • Belizz: O pincel mais fofinho para aplicar base do ano.
Creio que é isso, se esqueci de alguma marca nacional que usei, desculpem-me que eu ando "avoada".

Marcas importadas

  • Clinique: há anos que uso a marca a este ano experimentei produtos diferentes, tais como: corretivo, serum, pó facial (soltinho) e blush (o mais lindo ever do ano e vida). Dos produtos que sempre usei e dei continuidade este ano da marca: pó compacto, água termal e 3 passos (02).
  • Bourjois: Duo lápis preto e branco, gloss clássico 3D.
  • Dior: Batom e bases.
  • Helena Rubinstein: corretivo líquido (dei continuidade, uso há anos)
  • Lancôme: Bases ( a Miracle é minha number one), máscara para cílios, corretivo effacernes  e demaquilantes (dei continuidade, meus preferidos da vida)
  • M.A.C: foi o ano que mais investi, nunca ligava para a marca, agora curto moderadamente: pigmentos, batons, pó, primers em creme e pó, fix+, sombras, paint pot, bases, delineador gel, studio fix powder...
  • Avène: amei um tempo, parei outro tempo e voltei a amar este ano: água termal e gel de limpeza facial mega ultra hidratante,
  • Shiseido: dei continuidade a produtos como pó facial, batons, gloss, sombras, linha de tratamentos faciais.
  • Chanel: Voltei a gostar este ano e investi em novidades: pó e base.
  • Estee Lauder: Base
  • Urban Decay: Com certeza foi o ano das sombras/paletas da marca: paleta Naked e paleta de aniversário com sombras coloridas. (as melhores sombras do ano e vida  /1)
  • Artdeco: Dei continuidade a produtos que sempre curti como pó bronzeador gigante, sombras, gloss, lápis de olhos, primer olhos, máscara para cílios e base em pó mineral.
  • Mary Kay: primer olhos, sombras compactas matte, batom hidratante Fig.
  • Inglot: paleta de sombras (as melhores sombras do ano/ 2)
  • M.U.F.E: corretivo Full Cover (era para wishlist de 2012 mas me adiantei, não gostei muito como corretivo, mas é um bom pigmentador de hidratantes e outros corretivos)
  • Maybelline: Foi um ano cheio dos bbbs da marca: bases líquidas, mousse, pó bronzeador, batons, máscaras de cílios diversas e com repetecos constantes, quad de sombras, blush mousse, lápis preto de olhos retrátil.
  • Neutrogena: demaquilantes, hidratantes dia e noite, sabonete gel facial, sabonete em barra, protetor solar spray, esfoliante facial.
  • Clean & Clear: linhas de tratamento facial anti-acne, energizante, hidratantes e sabonetes em gel e barras.
  • L'óreal: sombra dourada duocrome, máscaras para cílios, esfoliante)
  • Revlon: Máscaras para cílios, pó compacto, bases, batons, sombras, blush, curvex e lápis de olhos bronze e azul marinho.
  • Cover Girl: uno sombra taupe
  • Milani: blush
  • NYX: paleta de batons, lápis de olhos preto e marrom, jumbo Milk para produções artísticas.
  • Jordana: pigmento e blush.
  • Coastal Scents: pincel polidor, estilo top flat e pincel gordinho para iluminar abaixo da sobrancelha.
  • Sigma: a marca deveria estar na categoria nacional mas como eles nem sequer disponibilizam o site em português (acho uma falta de consideração nacional), deixarei aqui. Comprei um kit básico. Os preferidos foram: esfumador de sombras e duo fibra. 
  • Alfaparf: linha Diamante: shampoo, condicionador, creme sem enxágue, serum reparador de pontas, mousse, spray fixador, creme termo ativador, shampoo anti-resíduo, linha verão, creme para hidratação Rigen (produtos continuados, repeteco constante).
  • Oro Fluido: elixir/óleo de argan após escova lisa e nas pontinhas. (produto continuado)
  • Klass Vough: meus pincéis favoritos: espuma, 07 de esfumar e marcar côncavo 19. Não sei ainda a origem da marca, fica pra pesquisa. Este ano investi em um kit mini perfeito da marca, amor total. O kabuki mais macio que já tive. Ganhou da Sigma e Artdeco.
  • Cosmetics Spain: cake eye liner black da marca espanhola. 
  • EOS: o balm mais gostoso do ano.
  • Illamasqua: Foram apenas amostras que ganhei da Skin Base e bastou pra apaixonar, investirei ano que vem com certeza, o acabamento é divino e usei as 3 amostras loucamente.
  • Nars: foi o ano do blush Orgasm, comprinha recente e marcante mesmo assim. A cor dele cai bem no meu tom de pele, demorei para ter um pois blush é algo que DURA muito, os benditos...rs.
Não sei se consegui listar tudo, se eu esqueci relevem por favor que fazer isso dá uma preguiça lascada.
Agora os piores, no geralzão, de 2011:

Chuta que é macumba:
  • Paleta de sombras 78 cores matte e acetinadas Coastal Scents: a pior compra da minha vida. As cores são fracas demais e secas. Nem todas as paletas são assim, que fique claro, existem as pigmentadas. Na dúvida, não quero mais nenhuma, ahahaha!
  • Delineador gel da CS também, fedido, insuportavelmente lixo.
  • Lápis jumbo Natura cor marrom e bege (acumula nas linhas, borra, muito ceroso e ralo)
  • Máscara para cílios Avon Super Extend: muito rala, de "super" só a propaganda
  • Batom Felicitta Look: ralo
  • Batom Daillus: muito seco
  • Pó compacto Intense Boticário: áspero
  • Creme sem enxágue Viscaya cabelos cacheados: pesa os fios, cheiro ruim
  • Corretivo Revlon Color Stay: ralo, grudento, bico desperdiçador. Porcaria!
  • Pincel Mary Kay de base mineral: solta muito os fios.
Não lembro de tudo de ruim que comprei em 2011, graças a Deus foram consideravelmente poucas as decepções comparando com o ano anterior.
Vale lembrar que muitas coisas favoritas de 2011 foram adquiridas recente. Mas com pelo menos uns 3 meses ou mais de uso e paixonite pelo produto. Sabe aquele que você QUER usar todos os dias? Os produtos que ainda não fiz resenha, farei em 2012.
Sempre fui apaixonada por produtos de pele, este ano não foi diferente. O que mudou na minha vida cosmética foi realmente o campo BATOM. Sempre gostei, mas nada exagerado. Este ano dei mais atenção, mesmo em tons nudes, rosas e vermelhos... E os batons da M.A.C, "batidássos" na blogosfera, me chamaram maior atenção este ano. Com certeza investirei mais neles em 2012 também e cores mais alegres.

*Locais que mais comprei on line: Sack's, Michele Make Up Encomendas, Roana Hernandez.
Lojas físicas: Valmari Dermocosméticos, Flor da Pele, Face Bela, Sepha, Paris, Ibrahim perfumaria, Léo Cosméticos. Todas da minha cidade mesmo, Londrina. Só a Sepha que é em Santa Catarina.

É isso meninas, dúvidas, curiosidades... Deixem nos comentários.
E compartilhem comigo seus favoritos e desapegos também. Este é um tipo de post que eu curto muito ver nos blogs amigos. Se fizer o seu e me avisar vou correndo conferir.

Beijo.
Suzue

7 comentários:

  1. Adorei o post!! Mas que lista enormeeee, heim!! rs... Que bom que esse ano teve poucas decepções!!
    Esse ano tbm investi bastante em batons e produtos de marca internacional. Mas ainda não parei para separar favoritos e desapegos... quem sabe nw sai um post assim no blog, vamos ver! hahaha

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzue!
    Mega lista menina. Hahahaha, o chuta que é macumba ficou famoso ein?
    Olha eu aprendi também neste ano viu? Ano passado eu saia comprando tudo que via pela frente, agora não, meu cartão está mais leve e meu bolso menos vazio.
    Vou tentar fazer amiga, o tempo está curto esses dias, ainda tem a tag da Lidia!
    Beijo, beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  3. @LidiaFaz sim Li! Vou adorar ver seus favoritos e desapegos. Eu dei uma resumida, rs, mas eu fiquei devendo muitas resenhas ={
    bjo!

    ResponderExcluir
  4. @Lis Tavares Chuta mesmo! rs
    Mas a tag da Lidia era de natal nao era? rs Faz a de favoritos do ano sim Lis, que e bom saber o que as amigues curtiram ou nao. =D
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. gataaaa adorei o post, olha se eu for fazer uma listinha dessas vou ter que fazer uns 3 posts, feliz ano novo!!

    http://anitamakingof.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. @Anita 3 posts nao amigue =p Tem que resumir mesmo, nao e facil eu sei, mas eu filtrei so os favoritos mesmo e os muito muito ruins...
    feliz ano novo pra voce tambem!
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Uauuuu q lista enormee!!!!! Mas amei a sua ideia de avaliar tudo!!!=D Eu não tive mtas decepções este ano, mas tbm investi mais em produtos depois de muito pesquisar... rsrsrs
    Um Feliz Ano Novo e td de maravilhoso em 2012" Mil bjos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!