segunda-feira, 7 de novembro de 2011

6 Tralalá dicas: Da aflição para a habilitação!

Ah nãaao! Destinoooo!!! 

Gostar de maquiagem, gostar de ser maquiada, estar linda pra um evento ou festa baphonica, tudo isso seria  o paraíso se não fosse a "aflição por ser maquiada por alguém, mesmo um profissional"!
Falo isso porque conheço pessoas que sentem esta mesma aflição que eu
Existem pessoas que amam ser maquiadas, não conseguem fazer sozinhas com tanta habilidade, mas se rendem ao básico dos básicos porque a aflição de alguém cutucando o olho (ui!), ou qualquer outra região mais sensível do rosto deixam - nas apavoradas! Se for modelo então, muda de profissão! Minduim diz: "Que poxa"...
Eu gosto muito de maquiagem, procuro me dedicar, pesquisar, estudar... É fácil estudar o que se gosta ne? Agora está tudo muito melhor, existem tutoriais on line maravilhosos pra gente se inspirar e treinar! 
Mas a dica preciosa que tomo pra mim mesma e compartilho com vocês é de que "o menos é mais" de verdade. (Anos pra ficha cair...)
Não olhem como clichê, o  "menos é mais", confira na prática como que dá pra ser feliz com produtos certos e maneiras habilidosas de aplicá-los. Sandália da humildade já!
Pois se não conseguimos ser maquiadas (mesmo por um profissional), o jeito é aprender truques sozinhas! E sairmos lindas por aí...

Eu amo pigmentos e sombras douradas. Desconheço a pessoa que fique feia com eles, exceto quando se exagera ou não aplica corretamente. No vídeo a seguir, da maquiadora Vanessa Rozan (em seu momento férias) e da simpática Pri do Dona Karão, mostra-se de uma forma simples e linda como aplicar pigmento, no caso do vídeo não é dourado, mas acreditem, dá super certo com um gold e fica lindo, assistam AQUI.
Dá pra ser feliz usando uma ou duas sombras? Claro que dá! Mais vale um esfumado de uma sombra bem feito, do que uma "borboleta" de mil cores nas pálpebras e um vezinho preto mega marcado no canto...kkk
Aprender a se maquiar sozinha não é difícil se você optar pelo look chique, glam, aparentemente simples, mas que deixa você bonita de verdade, cara de rica (hahahahá) e não toda montada, parecendo que vai apresentar uma peça teatral na praça. Você tem que decidir quem você quer ser, se maquiada e bela, ou mascarada e uó! Rsrs...
Para o personagem Valéria do Zorra Total cai super bem esse look, porque é comédia, é teatral, é artístico. Um bizarro proposital. Mas na vida real esse look acontece, infelizmente. E acreditem caras leitoras, a comédia vira tragédia! 
Ser feliz pode até não ter regras, concordo com as campanhas que defendem o "eu de cada um", da personalidade, do gosto, etc... Mas em grande parte soa como desculpa esfarrapada e preguiça de estudar um pouco mais sobre o assunto e evitar o look Valéria. 


Olha esse make do maquiador Junior Mendes, um bom exemplo do colorido que pode ser lindo! Tirando a folhinha vermelha, claro...Rsrs
Para que servem as dicas?
Dicas, no meu ponto de vista, são sugestões para testarmos! Se ficar legal, ôpa! Nos joguemos! Não é regra.
É comum a confusão de "dica de bom senso" com "regra". 
Regra cansa, oprime, limita, desrespeita a diversidade, propaga um produto "x" por puro jabá...
Já a dica ajuda, sugere, melhora, transforma, e se não prestar, pode descartar pois o papel era esse mesmo, de sugerir uma experimentação. Exemplos?

Toda vez que assisto um vídeo tutorial que realmente me agrada, corro testar. E quando gosto da dica, fico matutando... Que gostoso ouvir a voz do bom senso! E não é que funcionou?
E tal sensação está agregada ao fato de tais dicas serem dadas por profissionais, aqueles que gastaram e gastam uma boa parte de suas vidas pesquisando, estudando, praticando... Pode nem ser profissional, mas gastou um tempo também aprendendo coisas boas. Exemplo: a linda autodidata Tiffany! Tai uma dica: pesquisar um pouco sobre esses profissionais! De onde vieram, como começaram, qual o estilo, fontes de seus trabalhos...
São muitos os maquiadores nacionais e internacionais  que realizam trabalhos lindos, como Junior Mendes.
Não é por acaso que seus makes aparecem em revistas famosas. 
Todo esse tralalá para chegar em um ponto: o desespero de usar todas as cores das paletas de 365 cores de uma vez! E ao invés de ficar bonita, fica parecendo um ser de outro planeta...
"Mas eu sou feliz assim"! Ah tá...Então este post não é pra você. Pode rebocar e ser feliz!
Mas pra quem gosta de usar a maquiagem para ficar bela (belísssssima kkk), arregaça as mangas, pega a caderneta e anota as dicas das feras que graças a Deus existem!

  • Nádia Tambasco (tem no You Tube)
  • Junior Mendes (meu escolhido de hoje, todas os makes do post são dele)
  • Aaron de Mey
  • Rae Morris (seus livros são fantásticos, recomendo)
  • Vanessa Rozan (o que parece picolé de chuchu é bom senso)
  • Kaká Moraes
  • Fernando Torquatto (eu sei, eu sei...corre sangue Boticário em suas veias, mas tirando isso ele é bom!)
  • Daniel Hernandez
  • C Kamura
  • Bobbie Brown (ela é ela, hahaha!)
  • Max Weber (o maquiador ta, nao o sociologo, kkk)
E tantos outros maravilhosos que existem, vão me ajudando aí a lembrar...
Lição de casa! Se você ainda não conhece os trabalhos deles ou até viu e não sabia que era deles, dá uma pesquisada! É divertido! Afinal, a gente ama maquiagem! Hahahá...

Beijo
Suzue

Imagens: Reprodução do site Junior Mendes

6 comentários:

  1. Que post maravilhoso!
    Olha eu preciso estudar bastante, estou com vontade de me aprofundar nesse assunto de verdade mesmo, sei que não é fácil e grana que é bom, nós não tem, mas vou tentar ver essas indicações suas, vou anotar em minha agenda e estabelecer as prioridades em minha vida!
    Obrigadaaaa amore, as dicas foram fundamentais!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkk adorei o post amiga, já imaginou se maquiar e ficar parecendo com a Valéria!!!

    http://anitamakingof.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Agonia, girl .... PRESENTE!!!



    hEHEHAHAHA Adoreiii o post! bjss e tenha uma ótima semanaa =*

    ResponderExcluir
  4. Oiee flor!
    Adorei seu blog já estou seguindo
    se poder seguir tbm te agradeço..
    Adorei o post ain que aflição hem!

    Beijinhos

    http://jeicinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Su!
    Que maravilha de post! Adorei!
    Realmente make, looks, antes de tudo exige bom senso!
    Sei que hoje em dia existem milhões de tutoriais de gurus e tal, mas cada uma tem um rostinho diferente, um formato de olho diferente e o resultado muitas vezes não sai igual de jeito nenhum. Por isso eu acho que o ideal é cada mulher saber se maquiar, pois com o passar do tempo e a prática, aprendemos a nos conhecer e perceber o que fica melhor em nós né?!
    Sério que vc tem aflição de ser maquiada por outra pessoa?
    Eu amo, mas confesso que fico rezando pro resultado ser o desejado, pq maquiar oriental não é todo mundo que manja né?!
    E sobre os encontrinhos, quem sabe qdo eu voltar pra terrinha a gente não marque um aí em Londrina, afinal moro no Paraná tbém!

    Beijos querida! =*

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!